Páginas

quinta-feira, 7 de junho de 2012

A VISITA

O aviso nos chega de inesperado: em breve receberemos e visita de pessoa importante, culta e de fino trato cuja presença, embora há muito esperada, nos pede revisão de comportamento para recebê-la à altura do seu alto nível.Virá passar uns dias conosco.
Pronto!
Imediatamente começamos providenciar a arrumação da casa tornando-a limpa, bonita e agradável, digna de acolher tão eminente personalidade. As iguarias serão escolhidas com zelo e critério, a mesa bem posta levando em conta o aspecto visual, sabores e odores e horários determinados.

Porém como representamos por fora o que somos por dentro, faz-se necessário higienizarmos o coração mantendo-o límpido e cristalino como o coração dos que já assimilaram e vivenciam os ensinamentos da Moral Evangélica.
Com o coração higienizado saberemos ouvir com atenção e interesse, porque a pessoa só nos falará de assuntos enobrecedores, de relevância permanente.
Com o coração higienizado saberemos escolher nossas palavras, evitando as de conteúdo emocional negativo - "a boca fala do está cheio o coração".
Com o coração higienizado saberemos do que falar e como falar - "o que sai da boca procede do coração e isso contamina o homem".

Claro que é uma situação imaginada mas pode acontecer e qualquer de nós a qualquer tempo e lugar, sem aviso - "orai e vigiai porque não sabeis o dia nem a hora" - e nos encontrar de corpo bem cuidado e coração carente de limpeza - "bem-aventurados os limpos de coração porque verão a Deus".
Cuidar da aparência sem zelar da essência é o mesmo que caiar sepulcros que guardam podridões".

Everaldo Reis Teixeira
tremfantastico.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário